Max Payne 2: The Fall of Max Payne

Noir-Graphic Novel!!!1 /eee

por Amortax

Título forte não? Bem, o jogo é forte, e em vários aspectos. A primeira versão do jogo Max Payne foi lançada pela Remedy em Julho de 2001, e atingiu incríveis números, vendendo muito em sua primeira semana. Para esta seqüência, lançada em Outubro de 2003, a Remedy se juntou a Rockstar Games (famosa pela série Grand Theft Auto) para criar o que eu acho ser o melhor jogo de ação em 3ª pessoa que existe.

Você é Max Payne, atualmente um detetive da polícia de Nova York (NYPD), que teve sua família assassinada há algum tempo (logo no início do primeiro jogo), e tenta seguir em frente. Porém, mal sabe você que toda a sua vida vai mudar drasticamente em apenas uma noite. Enquanto uma verdadeira montanha-russa de acontecimentos surpreendentes, descobertas de tirar o fôlego e tiroteios dignos de um filme de Quentin Tarantino se seguem, você deve desvendar mais este caso, que pode custar não somente a sua vida, mas a daqueles ao seu redor.

O que eu mais gosto na estrutura do jogo em si é a forma na qual os acontecimentos ocorrem. O jogo começa meio que pro fim (assim como no primeiro Max Payne), e você faz uma “retrospectiva” de tudo, desde o começo desta confusão sanguinolenta até sua situação atual. O jogo porém “pula” uma parte no começo, como você poderá perceber, caso venha a jogar tal maravilha surreal dos jogos, o que é interessante.

Outra coisa legal é controlar Max Payne durante suas alucinações ou pesadelos (coisa que acontece no 1º jogo também), que acontecem um par de vezes no jogo (3 ou 4 eu acho), e elas mostram o quão perturbado nosso amigo é (principalmente durante o último pesadelo). O início do jogo em si se dá em um hospital, e você está alucinando.

Cena de Max Payne 2Agora, um dos fatores que mais influenciaram para que Max Payne (tanto o primeiro quanto o segundo jogo) fosse um sucesso, além de sua história, foi uma função chamada “Bullet-Time”. Sim, que nem em Matrix, tudo ao seu redor fica em câmera-lenta, e você ganha velocidade com o passar do tempo. Ao matar um inimigo, você ganha mais um pouco de “tempo” neste modo, que é medido em uma ampulheta no canto inferior esquerdo, ao lado de uma figura sua, que mede o quanto de dano você tomou. Outro movimento interessante é o “Shootdodge”, no qual Payne se joga em uma direção, esquivando dos tiros (ou quase). Não recomendo isto, pois demora muito para levantar, e no meio-tempo você será fuzilado (a não ser que tenha tudo planejado). E não existe uma maneira fácil de parar um sangramento causado por uma bala, claro. Justamente por isso você usa de Painkillers, pílulas especiais que agem como morfina, e fazem com que você não sinta mais dor nenhuma e, em conseqüência, fique com “menos” dano tomado. Sim caro(a) leitor(a), Max Payne é praticamente um queijo-suíço ambulante e armado até os dentes… Ou não.

Falando em armamento, existem vários tipos de armas no jogo. E você pode carregar todas elas. Juntas. Ao mesmo tempo. Incluindo granadas, coquetéis molotov, duas Ingrans, duas Desert Eagles, uma M4 Carabine, uma MP5, um rifle Sniper (para franco-atiradores de plantão) e uma Striker (shotgun de ação repetida). E isso é apenas o começo da “simplória” lista de armas disponíveis. E, claro, você pode contar com a boa e velha coronhada (ataque corpo-a-corpo). Mas, infelizmente, nosso amigo Max não é treinado em artes marciais e luta de rua, portanto só pode entrar em combate corpo-a-corpo quando estiver armado. Acredite, tem uma parte no jogo na qual eu desejei muito mesmo que ele soubesse dar pelo menos um soco.

O jogo em si é dividido em partes (I, II e III), que são divididas em capítulos (7, 8 e 8, se não me engano), sem contar com uns (ou um) prólogos.

Cena de Max Payne 2Os gráficos do jogo são excelentes, com exageros cinematográficos em certas cenas, além de cálculos físicos para que tudo seja o mais realista possível. É simplesmente lindo ver seu inimigo cair do 4º andar de um prédio em construção, durante uma chuva quase torrencial, na direção de um cano amarelo que se encontra no térreo. Ou até mesmo ver os detalhes naquela linda bala .50, enquanto ela viaja na direção da testa do inimigo mais próximo, que olha pasmo sua morte iminente.

A trilha sonora é ótima, e dá a quantidade certa de adrenalina necessária para encarar um prédio com 40 vilões (armados com sub-metralhadoras e granadas) sozinho. Aliás, falando em trilha sonora, o som do jogo em si também é ótimo, e os tiros podem vir a ser estridentes, assim como as explosões e freadas de carros em alta velocidade. A menor pedrinha caindo no chão vai fazer você ficar em prontidão, acredite.

A história se desenvolve em uma espécie de “graphic-novel noir”, que ocorre (normalmente) entre os capítulos. Sem saber, você se envolve a tal ponto que esquece o que é a vida real, e se concentra apenas nos acontecimentos do jogo. Para os que estão jogando Max Payne pela primeira vez (como aconteceu comigo), não temam. O jogo possui uma opção chamada Previously (previamente), que conta o que aconteceu no primeiro jogo com detalhes, para que você não fique perdido(a).

O fator replay é intensificado neste jogo, pois quando você o finaliza pela primeira vez, habilita novos modos, bem interessantes, além de habilitar o jogo em uma dificuldade maior. Há um final secreto no fim do modo mais difícil do jogo. Quem for viciado mesmo vai curtir.

A Remedy e Rockstar Games conseguiram. Criaram um jogo que definitivamente entrou para a história como um dos melhores (senão o melhor) jogo de ação em terceira pessoa que jamais existiu. Com cenas cinematográficas, história de tirar o fôlego e personagens profundos e muito bem trabalhados, Max Payne 2: The Fall of Max Payne é um jogo que vale muito ser jogado. Um verdadeiro épico revolucionário, que me fez refletir sobre a vida, o passado e todas as decisões que tomamos ao longo da vida, que nada mais é do que um caminho reto, sem escolha alguma.

Finalizando com estilo,

Amortax.

~ por Amortax em sábado, 03 maio, 2008.

6 Respostas to “Max Payne 2: The Fall of Max Payne”

  1. Max payne e um jogo muito legal

    na promeira faze do jogo e de dar arrepios a diversao da fze acba quando ouço gritos de michely pedindo gritando por favor nao nao eu mesmo falei pra mim nossa o jojo comoça com uma trite cena q fai ruim por algum tempo logo q fui pegando o jeito na terceira parte eu falei pensando pode ser um jogo mas tem uma historia triste que deve ser vingada por Max mas sem a gente nao voce q esta começando agora nao sei de sua vida mas com a da morte michele CREDITE se fas o jogo eu nao fiquei triste so quis ajudar Max a vingar sua mulher que merecia ser vingada

    Max Payne e um jogo Muito bom nao a como descrever a Remedy e a Rockstart Games se juntas se superaram a pesar de Max Payne 1 nao ter sido feita com a parceiria da Rockstart Max conhece Mona Sax uma gata em max payne 2 e claro no um e pior que a michely
    Mas nao estou querendo dizer q eles erram e o jogo ficou ruim so estou dizendo q elas nao sao bonitas em mas payne um

    No max payne 2 a historia e mais emocionante bem vamos continuar max payne rever a mona q e contradada pra mata-lo e quase faz isso se max nao tive-se matado Detative Winterson q tinha um caso com vladmir lem amigo de max em uma parte do jogo max vai para uma missao em um perdio ele faz a missao pampa pam e para na proxima faze onde o predio começa pegar fogo vai aver alguns capangas ou pode se dizer q amigos do max nao sao?!
    mate eles no final da faze vai aver um local onde vai poder se jor do predio se jogo uma cena espetacular e sofredora pro max

    ele cai do predio logo depois de se jogor e uma pasarela de aço onde serviços e melhor estavam sendo feito tabuas e pedaos de madeira disviammax e ajudam a ele tem uma queda nao macia max q nao o mate uma tabua cai em coma dele ai e hora de jogar com a gata mona sax tem de salvar max voce esta em cima de um predio atire nos inimigos de max com a arma de plantao que ela adora um sniper com outro tipo de nome e uma arma muito bonita

    no final da trez fazes com amona Winterson tenta atirar na mona e mona quer atirar nela max atira em winterson q volta otiro em max ai voltamos a perte do vlad

    ele tenta se vingar e atira em mona por as costas digamos que o vlad esta cansado de viver
    atirar na mona na frente do vlad segura peao o max vira uma fera um touro com uma mistura de onça de leao de baleia de tubarao ele vira as piores coisas do mundo mas so depende de voce ajudar o vlad q esta cansado de virver e matar ele e se manter vivo

    Bem do Max eu so tenho q dizer isso porq e melhor do q eu digo veja na sua frente baixeo game o completo

  2. porra ese jogo e show vey cem ainda nao jogor e bestalhado e mesmo vey ja tou cuase serando tou na primeira faser com mona ja pasei tudo com max payne

  3. o max payne 2 precisa pagar pra continuar jogando ?

  4. o max peyne é o meu melhor amigo

  5. o max peyne é omeu melhor amigo

  6. vai a merda vaite foder boi do caralho

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
%d blogueiros gostam disto: