PAPAPA *eee* FUTBOL BRASILEÑO 96

Por Marcelo.

Veja, jogos é um dos poucos assuntos que eu consigo escrever. Pelo menos no meu atual estado, onde faz anos que não abro o bloco de notas para simplesmente dissertar sobre algo. Mesmo sobre jogos sou bem limitado, já que por diversos fatos, hardware e consolemente falando, não conheço lá muitos. Então não vou exigir muito de mim mesmo no momento e dissertar sobre algo simples porém fascinante: um dos hacks mais famosos e que fizeram a infância de muita gente. Nada de Winning Elevens e PES da vida, cheio de coisas complicadas e narrações do Galvão Bueno. Se trata de Futebol Brasileiro 96, para Super Nintendo.

Bebeto, Romário, Túlio, Paulo Nunes e Renato Gaúcho na grandiosa abertura

Bebeto, Romário, Túlio, Paulo Nunes e Renato Gaúcho na grandiosa abertura

Também conhecido como Ronaldinho Campeonato Brasileiro 98 (versão que eu possuia nos meus tempos de Super Nintendo), ou como diz o narrador, Futebol Brasileño Novienta y Sieis. Se trata (digo, trata-se, mas de língua portuguesa pretendo falar outra hora) de um hack de International Superstar Soccer da Konami, que se espalhou pelo Brasil não-sei-como, mas é algo que tenho curiosidade de descobrir. Afinal como e quem em meados dos anos 90 já conseguia adulterar jogos, ainda mais numa ‘mídia’ mais inacessível que é o cartucho? Talvez eu seja ingênuo e essas coisas sejam simples de fazer e faz tempo. Eu poderia pesquisar na internerd e talvez descobrir como foi que aconteceu, mas prefiro continuar com isso vagando pela minha imaginação. Digamos que é o uma tentativa de não estragar a magia da coisa. Apesar que eu sei que uma hora vou acabar procurando mesmo. Enfim.

O negócio é que FB96 é um clássico. É infinitamente superior a sua versão original, não há nem comparação. Marcou a mente de muitas pessoas. E por quê? Oras, por nada mais nada menos que sua brilhante narração. Há outros fatores que marcaram o jogo, como seus bugs (gol de meio campo, placares que do nada ficam gigantes, etc), os times (incluindo meu estimado Paraná Clube no tempo em que ainda ganhava alguma coisa) e suas escalações com reservas errados e, claro, a enorme diversão proporcionada. Sim, jogar Futebol Brasileiro 96 é deveras mais divertido que International Superstar Soccer. Nenhum grito de ‘Foul!’ supera um enérgico e potente ‘FARTA!’. É muito mais empolgante, mais desafiante e cativante para o jogador ouvir as belas frases em um idioma que se assemelha a uma espécie de portunhol.

Como ganhar uma partida

Como ganhar uma partida

Adorava esse uniforme reserva do Paraná. Era o mesmo para todos os times, aliás

Adorava esse uniforme reserva do Paraná. Era o mesmo para todos os times, aliás

Apesar de eu torcer para o falecido Paraná, meu time favorito no jogo é o Fluminense. Não que eu ligue para o de verdade ou qualquer coisa assim. Oras, tem o Renato Gaúcho no jogo. O cara tem todos os status no máximo, então é excelente pra jogar. Com esses status ele tem uma maior facilidade em fazer gols de FORTEBOMBA, o que é uma arte dominada por poucos jogadores.

Maior goleador do Paraná, Saulo faz mais um

Maior goleador do Paraná, Saulo faz mais um

Por exemplo, isso me leva a outro assunto. Perceba que falei ‘fazer gol de FORTEBOMBA’. O que importa é que o gol é de FORTEBOMBA, não de onde a bola foi chutada. Assim como a parte mais legal de fazer um gol de bicicleta é ouvir o eterno ‘A BOMBAAAAA’. E você fazer um pênalti no adversário não é de todo mal, pois pelo menos se divertirá ouvindo ‘OE É PÊNALTI’ e geralmente em seguida um ‘CARTÃO VERMELLO, ECSPULSAL’.

Como era divertido ficar dando carrinho no goleiro pra ser expulso

Como era divertido ficar dando carrinho no goleiro pra ser expulso

É fato que cada pessoa possui sua própria interpretação das falas do famoso narrador; não é meu objetivo impor o que ele realmente fala. Até porque seria o mesmo que eu comentei acima sobre estragar a magia. E assim que tem que ser. Viva o eterno narrador do FB 😀
Você acha o jogo em qualquer canto aí, só googlar.

Bônus:
Todos as vozes em .wav

Uma partida do jogo:

(ok, na verdade esse vídeo não tem nem narração, mas coloquei porque tem uma música do Bon Jovi :D~ Dirty Little Secret)

Com narração:

~ por Marcelo em terça-feira, 28 julho, 2009.

8 Respostas to “PAPAPA *eee* FUTBOL BRASILEÑO 96”

  1. Só nesse jogo pro Paraná ganhar do Real Madrid de 69×0 mesmo riaeriaeriaeir

  2. Um dos melhores e mais divertidos jogos de todos os tempos. Fato. E com o melhor áudio ever.

  3. […] jogo em si não precisa ser descrito, é um clássico já descrito em outro post pelo Marcelo. Mas o ponto não é esse. Você, leitor, vai me dizer que esse tipo de jogo nada tem a ver com […]

  4. Pô, pena que não é mais possível baixar as vozes 😦
    Consegue disponibilizar novo link?

    Aguardo.

  5. Muito bom post!
    Tem como atualizar o link pra baixar as narrações?

  6. Tambem gostaria que disponibilizasse novamente

  7. por favor resubir sonidos

Deixe um comentário

 
